WhiskeLouco

sábado, 9 de junho de 2007

Balão do Greenpeace é detido em cúpula do G8

Da AE - São Paulo

Helicópteros da polícia alemã forçaram nesta sexta-feira, 8, que um balão do Greenpeace descesse, depois que o grupo ambientalista tentou levar aos céus sua mensagem para os líderes reunidos na cúpula do G8.

O balão foi interceptado pela Polícia na altura de Lichtenhagen, cerca de 20 quilômetros do local da cúpula. Os ativistas tentavam chegar ao balneário de Heiligendamm, onde acontece a cúpula.

O balão foi rapidamente cercado pelos helicópteros, que criaram turbulência e forçaram-no a pousar em um campo a cerca de 20 km do local do encontro, no balneário de Heiligendamm.

"Esperávamos levar uma petição aos líderes do G8 exigindo metas obrigatórias para os cortes de CO2", disse Svenja Koch, porta-voz dos ativistas.

Após o pouso, dúzias de policiais a pé detiveram os ecologistas e confiscaram o balão, no qual estava pendurados cartazes com o texto "G8 act now" ("G8, aja agora") com a palavra "failed" ("fracassado") por cima. Os ativistas haviam partido esta manhã da praia de Evershagen, a leste de Heiligendamm.

"O balão foi visto imediatamente", afirmou um porta-voz da polícia. "A espaço aéreo está fechado. Eles não conseguiram ir muito longe".

Na quinta-feira, a polícia parou dois barcos do Greenpeace que violaram uma zona de segurança no mar Báltico perto de Heiligendamm. Ativistas do grupo acabaram sendo jogados na água e três deles ficaram feridos.

Os líderes do G8 concordaram em buscar cortes "substanciais" nos gases do efeito estufa, mas não se comprometeram com metas específicas de redução.

Um comentário:

Anônimo disse...

Aeew Felipe! Curti a idéia do Jornal! Dá prá colocar mta teoria aprendida em sala de aula em prática! E tá mto legal a página! Vá em frente com a idéia, msmo q o servidor teime em teimar contigo! Respira fundo, conta até 10, 100...rs
Bjus e bom fim de semana!=D