WhiskeLouco

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Chega de PowerPoint chato

Uma apresentação chata em PowerPoint mata qualquer chance de empatia com o público. Até se a musa Gisele Bündchen fizesse uma apresentação com slides sonolentos em PowerPoint, a platéia não atentaria ao conteúdo. Da apresentação, claro..

No entanto, existem várias técnicas e dicas para se evitar transformar uma apresentação ou palestra em uma sessão de tortura. Aristóteles, em seu livro Retórica, parecia antecipar tal problema quando descreveu a regra de 3. Ela, aplicada, diz que:


* A platéia certamente se lembrará de apenas 3 coisas da sua apresentação.
* A apresentação deve conter três partes: Começo, meio e fim.
* Sempre que usar listas, preencha-as com três itens.


Essa regrinha básica ajuda na criação de apresentações cativantes e eficientes, mas, se você busca uma forma mais criativa e impactante de ganhar atenção, vale a pena observar o conceito elaborado por dois arquitetos que moram no Japão que anda fazendo grande sucesso.

Como o Wagner Tamanaha explicou, o movimento Pecha Kucha (que se lê Pêtchá-Kutchá) defende que uma apresentação ideal deve ter no máximo 20 telas, com 20 segundos cada.
O que é uma grande oportunidade para a publicidade. Trocar 1 hora de slides em uma apresentação para o cliente por pouco mais de 6 minutos de telas pode valer uma aprovação.

A técnica de “vencer pelo cansaço” não cola mais e com o Pecha Kucha, ao contrário do que se pode questionar, não se perde 1 hora de apresentação. Ganha-se 53 minutos para discutir a idéia já apresentada e fortalecer a defesa de opinião.

Font: Estagiaridade

Nenhum comentário: