WhiskeLouco

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Um pouco mais sobre PP

A primeira característica de um bom profissional é a curiosidade. Um profissional de comunicação deve estar antenado com tudo o que está acontecendo no mundo e conseqüentemente ser eclético. Deve formar uma opinião a respeito dos assuntos. Esse futuro profissional deve entender bastante de negócios para poder determinar seus objetivos e deve entender bastante de “gente” para poder fazer a ponte entre o que é negócio e o que é comportamento.

Outro ponto importante é gostar muito do que faz e do que irá fazer. Percebo muito que ultimamente as pessoas estão escolhendo as profissões com base no que elas poderão ganhar de remuneração e isso é um equívoco. Dinheiro é conseqüência e não finalidade.
Atualmente, com a convergência das mídias e com a “digitalização” dos conteúdos, o profissional de comunicação deve enxergar o mercado de uma maneira pró-ativa. Seja publicitário, seja jornalista, o foco está na produção de conteúdos relevantes. E quando digo conteúdo quero dizer que existem apenas duas prateleiras – Informação e Entretenimento. Atualmente as pessoas querem buscar conteúdos interessantes e isso pode ser através de notícias, informações de trânsito, do tempo, uma música, um game, um filme etc.


O jornalismo colaborativista, o conhecimento coletivo, os reality shows e tudo isso mostra que as pessoas não querem mais ser passivos na sua relação com os meios de comunicação e sim participantes ativos. Colaborar, escrever, fotografar etc. Dessa maneira um profissional de comunicação pode abrir o leque amplamente ao longo da sua carreira. Ele pode ser o editor do seu próprio Blog, ele pode ser o diretor do seu filme publicitário ou ele pode ser o desenvolvedor de um game que envolva milhares de pessoas ao redor do mundo.

Sejam mais empreendedores, entendam profundamente sobre as mudanças que estão acontecendo na sociedade e na digitalização dos meios, acompanhem avidamente a evolução tecnológica e principalmente se esforcem além dos limites do conhecimento adquirido. Questionem, repensem, reestruturem. As relações de comunicação estão mudando e o jogo está sendo jogado agora.

Marcio Borges
Diretor geral da W/Brasil - RJ

todos os direitos reservados

Nenhum comentário: