WhiskeLouco

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Mais polêmico do que criativo



O Anúncio da Nike que coloca Wayne Rooney no posto de um Messias não é de agora, foi veiculado às vésperas da Copa do Mundo de futebol da Alemanha em 2006. O que chamou a atenção foi a polêmica que a peça gerou na Inglaterra, sendo vista com muita repugnância pela população daquele país.A "crucificação" do centro-avante do Manchester Unit tem uma mensagem bem clara da seleção inglesa para seus torcedores: "Daremos o sangue pela Inglaterra". Consigo até imaginar a reunião de brainstorm. Algum criativo bem intencionado, depois de alguns minutos apenas ouvindo a "tempestade de idéias" pede a palavra e sugeri: "Porque não usamos a cruz de São Jorge da bandeira para remeter à cruz onde Jesus morreu? É perfeito! O Rooney comemora seus gols com os braços abertos, vai casar perfeitamente com o conceito que queremos transmitir." Santa infelicidade!

Vários políticos e líderes religiosos se incomodaram com a analogia ao sangue, protestando fortemente contra a propaganda. A Nike, que assina a peça e patrocina o jogador, manifestou-se que não recebeu nenhuma reclamação. Minha opinião: Não me incomoda nem um pouco, tem coisa muito mais passível de discussão por aí que não ofende ninguém. Claro que não gosto quando o comercial agride algumas crenças, mas torno a comentar que a propaganda continua sendo o bode espiatório de sociedades mal educadas.Além de um painel no centro de Londres, a peça foi veiculada também em diversos jornais da Iglaterra.

Um comentário:

Pa[†φ] BEiJo disse...

ah... sei la viu, pra mima maldade esta nos olhos de quem vê, se a intenção foi falar que vai dar o sangue pelo time, quem nunca usou esta expreção??? por que de repente religiosos e outros se ofenderam??? só por que o fulano esta de braços abertos??? ele num comemora os gols sempre assim??? então que mal tem??? se fosse pra implicar, implicasse antes do comercial, ou agora não se pode mais abrir os braços que vai ofender a igreja??? braços abertos também lembram abraço na hora da comemoração, ninguem pensou nisso???