WhiskeLouco

domingo, 2 de setembro de 2007

Agências VS Veículos de Comunicação.


Percebo a cada dia que passa, o obstáculo que mais atrapalha o publicitário a fazer um ótimo trabalho aqui no nosso Estado: (além de clientes cabeça dura) são os próprios veículos de comunicação.

É impressionante a cara de pau destes veículos em atravessar uma negociação entre agência e cliente. Já conversei com vários amigos publicitários e todos reclamam disso.
Basta um anunciante se destacar com algumas propagandas que o canal de TV ou Rádio vai até o cliente tentar vender inserções como se fossem bananas.

O que não dá pra entender é que na maioria das vezes, esses anunciantes estão veiculando seu VT ou Spot/jingle nestes canais, ou seja, o dinheiro vai para as mãos da emissora do mesmo jeito.
Para não pagar os 20% que as agências têm direito, eles acabam fazendo isso e tirando dessas agências o seu “ganha pão”.

Sem falar quando “eles” dão uma de produtora/agência e produzem o material do anunciante. Não se preocupam com o real problema do cliente e colocam qualquer porcaria no ar só pra sugar o dinheiro do cara.
No final, o resultado não é aquele que o anunciante esperava e a culpa cai toda em cima da publicidade (e os publicitários que se fod...).

É um tal de emissoras de rádio atravessarem as agências e colocarem spots que chegam a doer nossos ouvidos ou então encher lingüiça e tentar vender em 30”, 999 produtos do comerciante.
Para mim, esse tipo de emissora, tanto de rádio quanto de TV que insistem nesta prática, são BURROS e não enxergam que estão acabando com a própria imagem. Será que eles não percebem que estão se desvalorizando perante o anunciante?

Em certos momentos, o valor negociado entre anunciante e emissora é tão baixo que se torna mais barato colocar um VT no horário nobre, do que fazer alguns cartões de visita numa impressora jato de tinta.

No meu ponto de vista, se essas emissoras que insistem nesta prática não sabem valorizar nem sua própria marca, imaginem se saberão valorizar a marca do anunciante?
Enquanto as emissoras de Rádio e TV olharem as agências de propaganda como inimigas, ao invés de parceiras e aliadas, o mercado vai continuar essa bagunça. Todos continuarão perdendo e o anunciante vai continuar olhando a propaganda como um gasto desnecessário, ao invés de investimento que trás retorno e muito retorno se bem elaborado.
Vide Coca-cola e Nike que não me deixam mentir.

Colaborador(a): Luciana A. Menezes.


Um comentário:

Blog Esponja disse...

Só faltou dar o credito e dizer que o texto foi retirado do Blog Esponja. rs

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