WhiskeLouco

domingo, 12 de agosto de 2007

São Tomé das Letras

São Tomé das Letras: misticismo e natureza na cidade das pedras

Escrever ou falar de São Tomé das Letras/MG é como beber um copo d’água no momento de sede extrema. Visitar São Tomé das Letras é como andar nas nuvens, é poder recarregar as baterias para encarar o mundo lá fora. Sim, mundo lá fora. Pois São Tomé é uma cidade única, longe de tudo que encaramos para sobreviver nos dias de hoje.

A pequena e acolhedora cidade mineira sempre foi o habitat dos alternativos. Daquela tribo desligada dos valores materiais que cultua a paz e o amor, sempre com um violão na roda, um incenso queimando e aquele tradicional amor pela natureza. Hoje, muitos turistas visitam o município, mas quem conhece São Tomé sabe que esses turistas não são aqueles comuns que encontramos no litoral ou em qualquer outra cidade brasileira. Apesar das coisas terem mudadas um pouco com relação aos anos 80 e 90.

Para quem não conhece ou gostaria muito de passar uns dias por lá vamos começar a localizá-la e a descrevê-la: a cidade se encontra na serra que leva o mesmo nome, encravada no alto de uma montanha, a 1300 m, entre as cidades de Baependi e Três Corações. De Baependi a São Tomé são 43 km de estrada de chão, em que o visual da serra, as cachoeiras e a paz do local valem muito a pena, ao invés de encarar a estrada de Três Corações, que se encontra já asfaltada. A distância é praticamente a mesma. Se o asfalto ofusca a natureza e diminui a aventura, a visão de quem opta por esta estrada é agraciada com a montanha branca, onde funcionam as pedreiras que retiram rochas de quartzito ou itacolomi, a famosa pedra São Tomé das piscinas.

Pois e, quem foi sabe como é!
Quem não foi como eu, apenas morre de vontade...
Se você foi, deixe um recado, falando os pontos
fortes e fracos da cidade.
Ponto forte tem vários!!! e Fraco? Rs creio que não!




5 comentários:

Pa[†φ] BEiJo disse...

sou louca por esse tipo de lugar!!!
muito massa mesmo!!!

parabéns pelo post, e quando for conte-nos como foi a viagem quase espiritual^^

Floradas de amor disse...

Nossaaaaa ainda essa semana quando o cantor Ventania, foi no Jô, eu ouvi o nome dessa cidade, e o Jô comentou que o nome eh lindo, tbm achei e fiquei curiosa, agradável coincidência. Conheço pouco de Minas mas tenho mtos amigos lah, pretendo um dia, conhecer de ponta a ponta e São Tomé das Letras não vai faltar nesse meu tour.

Boas vibrações sempre!!!
~Ana Brunini

Renato Freixeda disse...

belissima cidade, e belo post.



abraços

Renato Freixeda disse...

belissima cidade, e belo post.



abraços

Mayra Luna disse...

putz. lá não dá pra ir qndo é feriado. prefira um dia na semana e vá. a pirâmide será só sua, assim como as cachoeiras e tudo que tem direito. pão de queijo à 0,20 e ventania. tudo de bom!
olhe eu e meu amor lá:
http://www.flickr.com/photos/maroca_ariam/413878447/
que frio!